Resenha da semana · Sem categoria

Resenha: Melanie

Em Melanie, de Maxwell dos Santos, publicado em 2018, temos o prazer de nos encantar com uma belíssima história de superação. Uma garota pobre, moradora da periferia de Vitória – ES, que luta contra todas as adversidades da vida para realizar seu sonho, estudar medicina na Universidade Federal do Espírito Santo.

Maxwell dos Santos, nasceu e reside em Vitória –ES, é jornalista, licenciado em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES e em história pela Uninter. Escritor de vários livros, dentre eles, 24horas de Anna Beatriz, Ilha Noiada, Empodeirando-se, entre outros.

O texto é narrado em terceira pessoa, baseado no discurso indireto livre e organizado em treze capítulos. A história nos apresenta uma personagem bastante inspiradora, Melanie, como o autor intitula o livro, é uma garota esforçada, batalhadora, honesta, inteligente e que honra os princípios que acredita. Mesmo sendo de origem humilde, ela jamais deixou de sonhar e de lutar por seus objetivos, mesmo que a sociedade elitista, capitalista e injusta em sua volta, muitas vezes a dissesse “não”.

O sonho de Melanie era se tornar médica, não escolhia essa profissão por vaidade, mas por amor ao próximo, por gostar de cuidar das pessoas. Mas sabia que entrar na universidade não seria uma tarefa tão fácil, pois o curso de medicina era o mais concorrido da UFES.
Melanie, não tinha condições de pagar um cursinho preparatório para o vestibular, então consegue aprovação, através de um processo seletivo, no Programa Universidade para todos, cursa alguns dias, mas graças ao seu bom desempenho, consegue uma bolsa no Lamarck, um dos melhores cursinhos da região, muda-se para ele e segue com foco.
Mesmo não sendo tão fácil a vida de estudante, pois as maratonas de estudo, por vezes, eram bem cansativas, tudo estava indo bem, até que uma tragédia muda toda a sua vida e a tira o foco. Um terrível acidente em um posto de combustíveis, envolvendo dois jovens alcoolizados e drogados, tira a vida do seu irmão, um garoto de 12 anos, com síndrome de Down, de sua prima e do frentista do posto. Melanie fica muito machucada fisicamente, mas a notícia da morte das pessoas que ela amava, a devastou, emocionalmente.

O romance traz algumas discussões extremamente relevantes, os desafios de jovens pobres para ter acesso à educação superior, a irresponsabilidade de jovens que misturam álcool e direção e a disputa gananciosa de cursos pré-vestibulares por alcançar cada vez mais aprovações, sem se preocupar no bem-estar dos estudantes. Além de algumas reflexões, embasadas em manifestações que ocorrem durantes a história, envolvendo o sistema de cotas, configurando explicitamente uma luta de classes, de um lado uma juventude pobre, negra e marginalizada, com escasso acesso a educação de boa qualidade e de outro uma sociedade elitista, que só pensa no acúmulo de riquezas.

Foi um grande prazer conhecer a história de Melanie, embora o livro seja de literatura infantojuvenil, acredito que qualquer faixa etária possa desfrutar dessa leitura, pois as questões apresentadas são bastante relevantes. Com uma escrita clara e bem próxima do coloquial e popular, Maxwell faz a gente se encantar em uma leitura muita natural, que nos deixa muito à vontade.

Sem dúvida, indico essa leitura a todos que buscam se encantar, se divertir e se emocionar, mas que também precisam ser provocados, é isso que Melanie faz em toda a história, nos provoca, nos tira da nossa zona de conforto, mostrando a nós e a ela mesma, que podemos mudar o fluxo de nossas vidas para realizar nossos sonhos.
Será que Melanie, após ter perdido seus familiares, terá forças para lutar pelo seu sonho? Ela conseguirá ser aprovada no vestibular? Os jovens, inconsequentes, foram punidos pelo crime que cometeram? A disputa entre reconhecer e não reconhecer as cotas universitárias continua ou acontecerá um acordo? Todas essas respostas, apenas você, leitor, poderá desvendar. Convido-te a inquietar-se com o final dessa história!

Um comentário em “Resenha: Melanie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s